Spiga

ACNE, de novo? (Parte 2)

Chocolate e carboidratos

 

Inúmeros estudos feitos até hoje não conseguiram provar que alimentos gordurosos, incluindo o chocolate, estejam associados à acne. No entanto, segundo Cibele Crispim, nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional, o alto teor de lipídeos (gorduras) pode interferir nas ações hormonais, piorando a qualidade da pele.

 

"O mito de que o chocolate causa espinhas tem um fundo de verdade. Se for ingerido de forma excessiva, pode sobrecarregar o fígado e o intestino, piorando a qualidade da pele.

 

Rico em gordura, o chocolate pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer o aparecimento da acne", diz. A recomendação é evitar o consumo excessivo de frituras e gorduras, presentes em alimentos como óleos, manteiga e chocolate.

 

Além das gorduras, pesquisas recentes levaram à hipótese de que os carboidratos refinados fazem com que o organismo produza um alto nível de insulina, levando a um desequilíbrio hormonal - e o excesso de produção de andrógenos resultaria na acne. Portanto, para garantir a saúde da pele, é preciso adotar uma dieta equilibrada e longe dos doces.

 

Crispim indica uma dieta rica em fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais); vitaminas, principalmente A (folhas verde-escuras, mamão, abóbora) e C (frutas cítricas); zinco (levedura, peixes, grãos); além de alimentos que são fontes de proteína, como carnes, frangos, peixes, leites e derivados. A ingestão de 2 litros de água, diariamente, também é recomendada pela especialista.

 

Fotodinâmica

 

Usada inicialmente para o tratamento de tumores de pele, a terapia fotodinâmica é hoje uma das mais modernas e eficientes alternativas para combater a acne inflamatória e para o rejuvenescimento.

 

Segundo o médico Otávio Macedo, essa técnica ocupa cada vez mais espaço na dermatologia. Para a acne, a conduta consiste na preparação da pele com a aplicação de um creme fotoativo - um ácido especial (5-aminolevulínico ou ALA), que penetra e se fixa nos tecidos.

 

A substância funciona como um ponto de captação da irradiação de uma luz azul emitida pelo Clear Light, aparelho com tecnologia semelhante ao laser. Geralmente, são necessárias quatro sessões, com intervalo de três semanas. Essa terapia tem sido eleita principalmente para os casos em que a isotretinoína oral é contra-indicada.

 

OUTRAS TERAPÊUTICAS

 

ACUPUNTURA

 

A acupuntura também pode ser uma importante aliada no combate à acne. O procedimento consiste em estimular locais anatomicamente definidos - os pontos de acupuntura - no corpo e no rosto, com agulhas ou raio laser, para obter como resposta do organismo a recuperação global da saúde.

 

No tratamento da acne, "os pontos estimulados estão na cabeça, mãos, acima do tornozelo, costas, glúteos, rosto e orelha", afirma Zhang Yuanzhou, médico acupunturista formado pela Faculdade de Medicina Chinesa, em Pequim, na China.

 

O estímulo das picadas libera neurotransmissores, substâncias químicas que transmitem estímulos nervosos, regularizando o funcionamento dos pulmões e intestinos, órgãos diretamente ligados à pele e responsáveis pela eliminação das toxinas.

 

A técnica não causa efeitos colaterais. Contudo, o paciente deve informar ao médico se há suspeita ou confirmação de gravidez, ou se possui algum tipo de doença.

 

ORTOMOLECULAR

 

Para combater a acne, a medicina ortomolecular utiliza-se de vitaminas, minerais, ervas e outras substâncias benéficas à saúde.

 

"O primeiro passo é realizar alguns exames para avaliar o nível de desgaste e o grau de carência de elementos químicos essenciais ao organismo do paciente.

 

Em seguida, adotamos um programa de suplementação alimentar, com substâncias naturais, para restituir o equilíbrio orgânico", diz Cyro Masci, psiquiatra pós-graduado www.vivasaudedigital.com.br em Acupuntura Médica e Medicina Ortomolecular.

 

No tratamento da acne são eficazes os princípios ativos ácido fólico, piridoxina (vitamina B 6), vitamina E, betacaroteno (carotenóide pró-vitamina A), selênio, ômega 3 e zinco.

 

A maioria dessas substâncias deve ser consumida por indicação médica, em cápsulas ou xaropes, em formulações que preservem somente o princípio ativo e não contenham óleo, que poderiam provocar a acne.

 

O selênio e a vitamina E estão presentes na castanha-do-pará, mas por ser oleosa, não deve ser consumida em excesso por pessoas com acne.

 

A exceção é o betacaroteno: a ingestão direta das fontes dessa substância, como mamão e cenoura, é preferível ao uso de cápsulas ou xaropes - além do betacaroteno, estes alimentos contêm um mix de carotenóides - pigmentos encontrados em alimentos de cor amarela, alaranjada, vermelha e verde, como o betacaroteno e o licopeno, que estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidante.

 

Qualquer pessoa pode se beneficiar do tratamento ortomolecular, mas alguns pacientes requerem mais atenção, como os transplantados (os princípios ativos aumentam a imunidade e podem provocar a rejeição do transplante), os fumantes e os ex-fumantes (que não podem tomar betacaroteno isoladamente, em pílulas, sob o risco de desenvolver câncer de pulmão), e as pessoas com tendência a ter cálculo renal (devem evitar a ingestão elevada de vitamina C e cálcio).

 

FITOTERÁPICOS E SUBSTÂNCIAS NATURAIS

 

A fitoterapia - o uso de substâncias extraídas das plantas medicinais para a prevenção e o tratamento de doenças - também pode ajudar a combater espinhas.

 

"Não existe um fitoterápico específico para a acne. Em geral, para os médicos naturalistas, a pele é um imenso órgão de eliminação.

 

Se a acne está presente, pode significar que o organismo está tentando eliminar impurezas pela pele. Esse processo é que deve ser tratado, e não propriamente a acne", diz o especialista Cyro Masci.

 

O tratamento fitoterápico para a acne, em cápsulas ou xaropes, utiliza-se de princípios ativos encontrados em várias plantas, como couve-flor, botão-de-ouro e dente-de leão.

 

Fonte: Revista Viva Saúde

0 comentários: