Spiga

É possível engolir a língua durante uma convulsão?

A afirmação:

 

Durante uma convulsão, é possível que a vítima engula a própria língua.

 

Os fatos:

 

O problema das superstições e lendas médicas é que elas às vezes podem levar pessoas bem-intencionadas a fazer bobagens. Convencidos da máxima que diz que pessoas que sofrem convulsões podem engolir sua própria língua, os "bons samaritanos" às vezes tentam forçar um objeto na boca da vítima para evitar que isso aconteça.

 

É uma crença persistente, dizem os especialistas, mas trata-se de uma crença equivocada e potencialmente perigosa.

 

Engolir a língua é praticamente impossível. Na boca humana, um pequeno pedaço de tecido chamado de frenulum linguae, localizado atrás dos dentes inferiores e abaixo da língua, mantém a língua no lugar, mesmo durante uma convulsão.

 

Ryan Brett, diretor de educação do Epilepsy Institute em Nova York, afirma que pessoas presenciando convulsões geralmente procuram uma carteira, uma colher, ou algum outro objeto sujo para enfiar na boca da vítima, para azar dos pacientes epilépticos. Ele diz que freqüentemente conduz workshops sobre primeiros-socorros nos quais procura desfazer esses mitos.

 

"A única coisa que acontece quando algo é colocado na boca da vítima é que você acaba cortando a gengiva ou machucando os dentes dela", ele diz. "Recebemos reclamações direto".

 

Em vez disso, a melhor forma de ajudar é rolar a pessoa de um lado para o outro, a fim de esvaziar os fluidos da boca, proteger a cabeça para evitar danos ao crânio e procurar ajuda médica, se necessário.

 

Moral da história:

 

Nunca coloque objetos na boca de uma pessoa durante uma convulsão.

 

Fonte: Blog Boa Saúde

0 comentários: