Spiga

Comer frutas e verduras pode proteger contra cânceres de cabeça e pescoço

Pessoas que comem muitas frutas e verduras podem ter menor risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. E, mesmo considerando o hábito de fumar e o consumo excessivo de álcool, principais fatores de risco para a doença, o consumo de frutas e verduras ainda parecia proteger contra os cânceres.

 

Os pesquisadores avaliaram mais de 490 mil americanos com 50 anos ou mais de idade, com relação à sua alimentação e fatores ligados ao estilo de vida, acompanhando-os por quatro anos. E descobriram que aqueles que comiam mais frutas e verduras – entre três e quatro porções diárias – tinham um terço menor risco de ter câncer de boca, garganta ou da caixa vocal (laringe) do que aqueles que comiam menos de uma porção por dia.

 

A pesquisa, publicada no "International Journal of Cancer", destacou como melhores protetores contra os cânceres, alguns legumes como feijões, ervilhas, pimentões, tomates e cenouras, além de frutas como maçãs, nectarinas, pêssegos, ameixas, pêras e morangos.

 

Embora as razões da proteção não estejam claras, os autores destacam que esses alimentos contêm "numerosos compostos potencialmente benéficos", incluindo antioxidantes, que podem proteger contra os cânceres de cabeça e pescoço. E não seria possível pontuar quais desses compostos seriam os responsáveis.

 

Em geral, os especialistas recomendam o consumo de pelo menos cinco porções diárias de vegetais, incluindo frutas, verduras e legumes, para manter uma boa saúde geral.

 

Fonte: International Journal of Cancer

0 comentários: