Spiga

Segundo neurologista, enxaqueca é hereditária

Dor de cabeça. Quem nunca teve, um dia ainda vai sentir. Quem já enfrentou, sabe o quanto é difícil fazer qualquer atividade com ela. Leve, aguda, intermitente, a cefaléia é um mal que atinge 93% da população, segundo a Academia Brasileira de Neurologia.

 

A Academia também faz um alerta: aquele 'remedinho' para a dor de cabeça passar pode transformá-la em crônica.

 

Para falar sobre o assunto, o UOL recebeu no estúdio a Dra. Célia Roesler, coordenadora do Departamento de Cefaléia da Academia Brasileira de Neurologia. Segundo a médica, a enxaqueca é apenas um dos quase 300 tipos de dor cabeça existentes. É o mais conhecido, embora não seja o mais comum.

 

Roesler ainda orienta: quando se começa a fazer uso abusivo de analgésicos, usar mais de dois por semana, por exemplo, a dor de cabeça já está virando crônica e é preciso procurar ajuda.

 

A tensão também pode provocar dor de cabeça, um desencadeante muito importante, tanto emocional como muscular. Mas nesse caso trata-se de uma dor de cabeça diferente, chamada cefaléia tensional. Acompanhe o bate-papo com os internautas.

 

(10:56:54) Hudson fala para Dra. Célia Roesler: Há algo de verdade sobre dor de cabeça com libido?

 

(11:09:04) Dra. Célia Roesler: Hudson, acho que o que você quis falar é sobre a cefaléia orgásmica, uma dor de cabeça que ocorre durante o orgasmo. É uma dor de cabeça súbita, lancinante, que realmente assusta o paciente. Tem que procurar ajuda porque tem tratamento, mas tem que afastar outras causas.

 

(10:57:48) Paula fala para Dra. Célia Roesler: Tenho dores muito fortes desde os sete anos, minha mãe sempre teve também. É possível que seja hereditário? Tem dias que parece que a cabeça vai explodir e ultimamente remédios não fazem mais efeitos. Qual remédio seria mais indicado?

 

(11:09:50) Dra. Célia Roesler: Paula, a enxaqueca é comprovadamente hereditária. Com certeza você herdou da sua mãe. E a sua dor parece que está se transformando em crônica porque os medicamentos não estão mais fazendo efeito. Você tem que procurar ajuda médica especializada.

 

(10:58:09) Marina fala para Dra. Célia Roesler: Tenho uma forte dor de cabeça no período que antecede a menstruação, e às vezes também no fim dela. Por que acontece?

 

(11:10:20) Um dos desencadeantes mais importantes da enxaqueca, nas mulheres, são as variações hormonais. É muito comum a paciente ter dor de cabeça antes, durante ou depois da menstruação.

 

(10:58:37) Paulo fala para Dra. Célia Roesler: Gostaria de saber qual a sua opinião sobre a radiação do telefone celular? Pode provocar dores, tumores?

 

(11:10:24) Dra. Célia Roesler: Paulo, desconheço que o telefone celular possa provocar dor de cabeça.

 

(10:59:07) israelpvai fala para Dra. Célia Roesler: Uma conhecida minha tem dor de cabeça sempre. Algumas vezes ela fica enjoada e chega a vomitar. O que causa isso? Como pode ser evitado e tratado?

 

(11:11:05) Dra. Célia Roesler: Israelpvai, sua amiga tem enxaqueca também. Tem que fazer tratamento preventivo, procurar o médico e tratar. Existem dois tipos de tratamento quando se trata da enxaqueca: você tem que tratar a crise e fazer o tratamento preventivo. A crise, o teu médico vai ensinar a usar o medicamento para abortá-la e o preventivo, vai ensinar a usar o medicamento para não ter a crise. É um tratamento longo. Pode durar um, dois e até cinco anos.

 

(11:02:56) ELOI fala para Dra. Célia Roesler: Tenho forte dor de cabeça quando me exponho ao sol (geralmente do meio-dia), mesmo que seja por pouco tempo. Como posso fazer para evitar isso, além de andar na sombra?

 

(11:11:41) Dra. Célia Roesler: Eloi, o primeiro passo você já sabe: é andar na sombra. É uma característica da enxaqueca o calor excessivo, mudança brusca de temperatura, não tem como evitar mesmo, tem que andar na sombra e fazer o tratamento.

 

(11:07:42) Camilla fala para Dra. Célia Roesler: Quando tenho dores de cabeça muitos fortes, a claridade me incomoda demais. Existe alguma relação com a luz e a dor de cabeça?

 

(11:13:00) Nós falamos que a enxaqueca é uma cefaléia de múltiplas facetas, vem com a intolerância à luz, que é a fotofobia que a você tem. Tem ainda a intolerância a cheiros, a movimento e ao barulho. No caso de uma enxaqueca, os alimentos podem ser desencadeantes, embora seja muito individual. Mas existem os que podem desencadear crises, como chocolates, queijos amarelos, embutidos, molhos vermelhos, vinhos tintos.

 

(11:08:55) Nana pergunta para Dra. Célia Roesler: Tenho fortes dores no centro da cabeça, depois o couro fica dolorido sempre do mesmo lado. É normal?

 

(11:13:11) Dra. Célia Roesler: Nana, é normal. O couro cabeludo dói porque existem pequenos vasos, que nós chamamos de arteríolas, que podem ficar inflamados durante uma crise de enxaqueca.

 

(11:09:36) lia pergunta para Dra. Célia Roesler: a reposição hormonal me dá muita dor de cabeça. O que eu faço? Tenho 48 anos.

 

(11:13:30) Tem que conversar com o seu médico e trocar o hormônio. Talvez tenha que usar um mais suave, talvez este esteja muito forte.

 

(11:10:08) tiago fala para Dra. Célia Roesler: Ficar sem se alimentar por um período longo pode causar dor de cabeça?

 

(11:14:00) Tiago, pode sim. Pular refeições, privação de alimentos, pode desencadear crises de dor de cabeça.

 

(11:11:14) Ponei fala para Dra. Célia Roesler: Gostaria de saber se é normal ter dor de um lado só na cabeça. Eu tenho muito isso, sempre dói muito e é só o lado esquerdo.

 

(11:14:04) Dra. Célia Roesler: Ponei, a enxaqueca ela pode doer um lado da cabeça ou outro e, às vezes, quando está muito intensa pode doer a cabeça toda.

 

(11:11:41) fad fala para Dra. Célia Roesler: Fui ao neurologista e descobri que tenho um cisto aracnóide. Será que isso tem a ver com a dor?

 

(11:15:01) Dra. Célia Roesler: Fad, o cisto aracnóideo não dói. Você nasceu com ele, vai morrer com ele, mas ele não faz nada. Não é grave. Se for pequeno, não atrapalha, não causa dor de cabeça. Para prevenir a dor de cabeça é importante mudar hábitos de vida. Fazer atividade física leve ou moderada; técnicas de relaxamento como yoga, tai chi; dieta leve, não pular refeições, não mudar horários de sono. Não dormir muito, nem pouco. E evitar os desencadeantes que são muito individuais: se para uma pessoa o chocolate desencadeia crise, é melhor evitar. Se é o sol, deve evitar. Por isso que quando o médico vai tratar da dor de cabeça, o médico oferece um diário para anotar tudo o que ocorre durante a crise.

 

(11:12:32) Alessa fala para Dra. Célia Roesler: Quando se faz dieta, ela pode ocasionar dores de cabeça devido à alimentação estipulada ?

 

(11:16:39) Dra. Célia Roesler: Alessa, depende da dieta. Se você ficar muito tempo sem se alimentar, se corta drasticamente a alimentação, pode ter uma dor de cabeça por hipoglicemia.

 

Fonte: Uol - Ciência e saúde

0 comentários: