Spiga

Complicações de dormir pouco e/ou mal (Parte 2)

Repouso sob análise

 

A polissonografia é um exame que pode revelar o padrão de sono habitual do indivíduo. Ele é feito durante o sono, por meio de sensores, colocados na superfície da pele, que enviam informações a avançados aparelhos computadorizados e permitem a coleta de dados e análise do sono em tempo real. Todo o processo é indolor e é feito o monitoramento de atividades como batimentos cardíacos, movimento dos olhos, respiração, ronco etc. Muitas pessoas descobrem, por meio da polissonografia, sintomas de deficiência do sono que desconheciam e que, não raro, um simples tratamento é suficiente para a cura e melhor qualidade de vida.

 

FONTE: WWW.SONO.ORG.BR

 

Antes de ser importante para a estética, o sono é uma necessidade vital. De acordo com o neurologista Walter Moraes, da Sociedade Brasileira do Sono e pesquisador do Instituto do Sono, de São Paulo, vários processos biológicos acontecem quando estamos dormindo. É na fase mais profunda do sono, por exemplo, que ocorre a produção do hormônio do crescimento, o GH. Ele evita o acúmulo de gordura, ajuda a melhorar o desempenho físico e combate doenças ósseas, como a osteoporose.

 

"O hormônio do crescimento tem a função de renovação e multiplicação celular, além de retardar o processo de envelhecimento. É essa multiplicação celular que renova a derme, trocando as células velhas por novas. Portanto, a formação das rugas pode ser amenizada com noites bem dormidas", sugere Moraes. "O hormônio do estresse também envelhece. Quando você se irrita e franze a testa aparecem rugas nessa região", complementa.

 

Os 10 mandamentos para uma boa noite de descanso

 

1. ter um horário regular para dormir e despertar; 2. ir para a cama somente na hora de dormir; 3. manter o ambiente saudável; 4. não fazer uso de álcool no período notuno; 5. jamais usar medicamentos para dormir sem orientação médica; 6. evitar exageros no consumo de café, chá e refrigerante; 7. praticar atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de se recolher; 8. jantar moderadamente em horário regular e adequado; 9. não levar problemas para a cama; 10. dedicar-se a atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

 

FONTE: INSTITUTO DO SONO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

 

Sendo assim, quem dorme mal tende a viver com menos qualidade de vida, pois cansaço, dor no corpo e muito sono são outras conseqüências das noites em claro, que fatalmente tornarão o dia um pouco mais difícil. E o que não faltam são estímulos externos que contribuem para o problema. Os aparelhos de tevê e os celulares são exemplos de itens nessa categoria que precisam ser desligados. O gerente de projetos Felipe Ramos só dorme com a tevê ligada. "Durmo pouco e fico muito tempo na cama vendo filmes. Tenho certeza que são práticas que me fazem mal, mas estou tentando corrigi-las".

 

Outro detalhe: todos os especialistas recomendam não comer antes de dormir. O correto é fazer a refeição duas ou três horas antes de deitar para que a digestão não seja realizada "na horizontal". Mas não é só isso: dormir bem, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada fazem parte dos cuidados básicos necessários à saúde. Portanto, torne o sono de todas as noites uma prioridade, ligada diretamente à sua melhor qualidade de vida.

 

Fonte: Editora Escala

0 comentários: