Spiga

Descoberta a fórmula da voz perfeita

Especialistas criaram a fórmula científica de uma voz humana perfeita e atraente, baseada na análise do tom, na velocidade da fala, nas palavras por minuto, na freqüência e na entonação utilizadas por homens e mulheres.

 

Esta fórmula foi criada a partir do estudo das vozes consideradas mais atraentes, como as das atrizes Judi Dench e Honor Blackman e as dos atores Alan Rickman e Jeremy Irons.

 

Uma pesquisa feita pela empresa de telefonia Post Office Telecom concluiu que as vozes destes atores foram as mais votadas.

 

A partir de então, o catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Inglaterra) Andrew Linn e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista de Rod Stewart, estudaram o mistério por trás da atração que exerciam estas vozes.

 

Desta forma, Linn e Harris obtiveram uma série de características matemáticas comuns a todas elas, que permitiam identificar os traços principais que deveria ter a voz perfeita.

 

Deste modo, a voz ideal deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto, e deve emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases com entonações distintas.

 

A freqüência do som da voz deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz, o que derivaria em um tom propício, nem muito grave nem excessivamente agudo.

 

Além disso, o estudo revela que características como autoconfiança e confiança nos demais influem positivamente na fala de uma pessoa e na atração que desperta sua voz.

 

Todas estas variáveis permitem, segundo os autores do estudo, entender e sistematizar de uma maneira científica as causas que levam uma voz a ser mais ou menos atrativa.

 

Fonte: Yahoo

0 comentários: