Spiga

Cirurgia plástica ainda é a especialidade mais procurada por estrangeiros

O Brasil atrai estrangeiros principalmente nas áreas de cirurgia plástica, dermatologia, cirurgia bariátrica, odontologia, cardiologia e oftalmologia, além de oncologia e reprodução assistida.

 

Famosa em todo o mundo, a cirurgia plástica brasileira é ainda a mais procurada. Na clínica de Ivo Pitanguy, referência mundial na especialidade, cerca de 40% dos pacientes são estrangeiros. "Há 45 anos, meu pai recebe pacientes de todas as partes do mundo", faz questão de ressaltar Gisela Pitanguy, médica-psicoterapeuta e diretora da clínica.

 

Entre os procedimentos mais requisitados estão as cirurgias estéticas da face e as plásticas nos seios e abdome, além da lipoaspiração. A clínica também é muito procurada para cirurgias reparadoras e corretivas.

 

O cirurgião plástico Henrique Siqueira, de São Paulo, é um dos que percebeu o aumento da demanda internacional nos últimos anos. "Há cinco anos, recebia um ou dois estrangeiros por mês. Hoje já são de 20 a 30", calcula.

 

Segundo ele, a combinação de excelência e custos inferiores é o grande chamariz do Brasil. Enquanto nos Estados Unidos uma lipoaspiração custa cerca de US$ 10 mil, por aqui o procedimento é realizado por bons profissionais por até um quarto desse valor. "Essa diferença de preço pode ser revertida para a compra das passagens e outros gastos com lazer no país", lembra.

 

Outro motivo apontado pelos profissionais para a preferência é de ordem técnica. "O cirurgião plástico brasileiro tem um senso estético mais apurado. Ele começa a operar mais cedo e é mais criativo. No exterior, os médicos são muito pragmáticos", avalia o também cirurgião plástico Charles Yamaguchi. Em seu consultório, 5% dos atendimentos são de estrangeiros, em sua maioria mulheres.

 

Em contato com pacientes inseridos em diferentes realidades, os cirurgiões percebem algumas preferências culturais. "A brasileira quer um corpo com mais curvas. Já a européia procura um corpo mais esguio", revela Siqueira. Não à toa, a mulher nacional prefere a lipoescultura, enquanto a européia quase sempre opta pela lipoaspiração.

 

Estética

 

Ainda na linha de intervenções estéticas, a dermatologia aparece como outra especialidade muito demandada. "A procura de pacientes estrangeiros vem crescendo desde 2000", diz Ligia Kogos. Em sua clínica, nos Jardins, em São Paulo, são atendidos até oito desses pacientes por mês, muitos deles comissários de bordo de empresas aéreas européias.

 

"Atendo muitas alemãs, suecas, dinamarquesas, suíças", elenca Kogos. Aplicação de botox e preenchimento são os procedimentos mais comuns, mas muitos pacientes de Portugal e de Angola têm procurado a clínica para tratar doenças, como psoríase.

 

Outra área que arregimenta muitos fãs internacionais é a odontologia. A procura tem crescido tanto que a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas já conta com um departamento de turismo. "O Brasil alia diversos fatores, como preço e qualidade, além do apelo turístico", avalia Mário Groisman, implantodontista e periodontista que atende no Rio de Janeiro.

 

No Brasil, os preços cobrados são em média de 10 a 15% mais baratos do que no exterior. Entre os procedimentos mais requisitados estão as reconstruções (implantes, próteses e cerâmicas) e o clareamento, que revela muito sobre os diferentes conceitos estéticos. "O paciente americano gosta de dentes extremamente brancos. Já o europeu mais velho gosta de um sorriso mais natural, levemente amarelado", conta Groisman.

 

Mestre pela Universidade de Lund, na Suécia, ele acredita que uma das grandes vitrines dos profissionais brasileiros no exterior são as publicações científicas, aulas e seminários internacionais. Por meio desses canais, os colegas de profissão estrangeiros conhecem o que é feito no Brasil e indicam para seus clientes.

 

Obesidade e reprodução assistida

 

As cirurgias de redução de estômago e os procedimentos de reprodução assistida também aparecem na preferência dos estrangeiros. "Nossas estimativas são de que 5% das cirurgias de redução de estômago realizadas no Brasil sejam em estrangeiros, algo em torno de mil cirurgias ao ano", afirma Luiz Vicente Berti, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

 

Segundo ele, a sociedade é a segunda maior do mundo em número de associados e registra um fluxo crescente de pacientes estrangeiros, em especial dos Estados Unidos e da América do Sul. No Brasil, uma cirurgia bariátrica custa no máximo US$ 20 mil, enquanto nos Estados Unidos o valor chega a ser o dobro. Para o futuro, Berti prevê grande demanda de pessoas interessadas em tratamentos para a diabetes. "O Brasil está muito avançado nas pesquisas nesse campo", enfatiza.

 

Na área de reprodução assistida, a procura é grande tanto para procedimentos medicamentosos, quanto para outros mais invasivos. O fluxo de pacientes começou há cerca de dez anos, quando se firmaram as técnicas e a capacidade de divulgação dos especialistas brasileiros por meio de publicações científicas. E a perspectiva é de que esse fluxo só aumente. "Cada vez mais a tendência é de postergar a maternidade", lembra Eduardo Pandolfi Passos, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

 

"Nossa qualidade técnica é ótima. Em nada deixa a desejar aos países desenvolvidos, mas com a vantagem de ser muito mais barata", avalia Paulo Franco Taitson, doutor em reprodução humana. Segundo ele, a estimulação ovariana e a fertilização in vitro custam no Brasil, em média, um terço dos valores praticados nos Estados Unidos, país de origem da maior parte dos pacientes estrangeiros.

 

"Na América Latina, as legislações não são tão restritivas e as técnicas, bastante uniformes", explica. Já alguns países europeus exportam pacientes por limitações legais, como a Itália, onde é proibido o congelamento de embriões.

 

Fonte: Ciência e Saúde

0 comentários: