Spiga

Cuidados com os olhos devem permanecer no inverno; ouça especialista

Não é apenas nos dias quentes de verão que as pessoas devem se preocupar com os perigos da radiação solar. Os raios ultravioleta também são danosos no inverno.

 

As informações são do doutor Newton Kara, livre docente e professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), e chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas da USP.

 

"Se o olho fosse uma máquina fotográfica, a retina seria o filme. Esta é a região que recebe a luz e decodifica a luz em imagem. Então realmente é a retina "quem enxerga", é a parte mais importante para os olhos", explica o médico.

 

Kara informa que a retenção ultravioleta machuca, tira a vitalidade e deixa a retina mais fraca. Com isso, a qualidade de visão diminui. No verão, a radiação ultravioleta que atinge a superfície terrestre é mais concentrada. Já no inverno, fica mais difusa.

 

"Mas não é que vem menos, então lesa menos. Na verdade ela lesa tanto quanto no verão", alerta o médico. No verão, a pele sente a radiação. No inverno não, mas ela continua atingindo o corpo, inclusive a retina.

 

Segundo o especialista, mesmo em dias nublados é importante usar óculos escuros. Mas as pessoas devem ficar atentas à procedência dos óculos, já que peças vendidas em camelôs, por exemplo, não costumam contar com a proteção UV.

 

"Se você sai na rua em um dia ensolarado sem óculos, pelo menos a pupila vai fechar, então vai diminuir a luz que vai entrar no olho. Agora se a gente sai com óculos escuros, aí a pupila vai ficar aberta, vai entrar mais luz no olho. E se esses óculos não tiverem a proteção contra a radiação ultravioleta, vai entrar mais luz e mais radiação ultravioleta dentro do olho", afirma Kara.

 

O professor diz que um dos poucos aparelhos que verificam a existência da proteção UV está no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP (Universidade de São Paulo). Como é um aparelho grande e caro, fica impossível disponibilizá-lo para toda a população.

 

"A gente tem que confiar no fabricante, em relação à marca e à reputação", conclui o médico.

 

Fonte: Folha Online

0 comentários: