Spiga

Um sorriso perfeito com a odontologia estética

Quem não se importa nem um pouco com a aparência que atire a primeira pedra. A sociedade atual está em constante vigilância pela boa aparência e, qualquer deslize neste item pode ser um desastre. Começamos a cobrança pela boca, a segunda parte mais visível depois do nosso rosto, é por ela que nos comunicamos e expressamos nossos melhores sentimentos.

 

A Odontologia Estética é a área desta ciência que trata mais especificamente do lado visual dos dentes, claro, sem deixar de lado suas características físicas e funcionais. Além disso, a odontologia estética oferece tratamentos restauradores que envolvem desde um simples processo de cárie, até a harmonização de um sorriso através de plásticas dentais para corrigir a cor, a forma e a posição dos dentes. Com intervenções simples, e até acessíveis, pode se corrigir problemas que atormentam as pessoas por anos, e que agridem cada vez que se olha no espelho.

 

Conheça os procedimentos que podem transformar os dentes de forma saudável:

 

Prótese dental - substitui dentes que tiveram uma destruição excessiva ou sofreram fraturas.

 

Reabilitação - tratamento para recuperar dentes que foram perdidos pela ação do tempo. Melhora a mastigação, a estética do sorriso, a fonação e recupera a flacidez dos lábios.

 

Periodontia - é o tratamento responsável mais especificamente a tudo que envolve a gengiva, ossos e os ligamentos da boca. Em muitos casos esses tecidos ficam comprometidos em virtude de uma grande formação de tártaro.

 

Clareamento dental - é o processo mais conhecido atualmente, para efetuar uma mudança na pigmentação dos dentes. Eles deixam de ter a aparência amarelada e passam a ser brilhantes e brancos.

 

Odontologia a Laser - equipamentos e técnicas modernas que promovem um tratamento mais eficiente e confortável ao paciente, reduzindo o tempo de intervenção.

 

Cirurgia oral - realizadas geralmente para a remoção de dentes que estão perdidos ou de dentes do siso.

 

Endodontia - cura infecções e a inflamações dentro dos canais das raízes dos dentes, causadas pelas bactérias que causam a cárie.

 

Ortodontia - são os processos que envolvem a colocação e a manutenção dos conhecidos aparelhos, que posicionam os dentes e a mordida corretamente.

 

ATM - sigla para Articulação Temporo-Mandibular. Juntamente com os músculos da mastigação, ela é responsável, como o próprio nome já diz, por articular e posicionar a mandíbula no local certo durante o processo de abertura e fechamento da boca. O mau funcionamento dessa articulação gera dores de cabeça e desgaste dos dentes devido, principalmente, ao apertamento dos dentes, também conhecido como Bruxismo. O tratamento é simples quando bem diagnosticado.

 

Implantes - em caso de perdas de dentes por completo, parafusos de titânio são rosqueados dentro do osso para fazer o papel das raízes dos dentes. Após a integração do osso e do titânio, constroem-se próteses de porcelana e se restabelece o dente que foi perdido. Prevenção acompanhamento periódico do paciente para controlar a formação da placa bacteriana e do tártaro, evitando assim as cáries e problemas nas gengivas e ossos.

 

Há quem diga que a preocupação com a estética dental seja apenas para jovens que buscam a beleza plena. Vale lembrar que todos os tratamentos odontológicos estéticos estão diretamente ligados à saúde, pois não há beleza em um corpo que não está saudável. E muitos procedimentos que podem parecer puramente estéticos, visam evitar problemas de saúde como hemorragias, infecções, e perda dos dentes, que podem ser muito prejudiciais em pessoas com outros problemas de saúde, como diabéticos, hemofílicos, soropositivos, entre outros.

 

Em todas as idades e condições, deve-se se preocupar com a aparência e também com a saúde.

 

Crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais também têm atenção especial:

 

Odontologia Pediátrica - crianças também necessitam de acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida, e um serviço especializado é aconselhável para essa fase tão delicada e especial.

 

Odontogeriatria - com o passar dos anos e o uso constante de medicamentos, os idosos necessitam de outra abordagem durante o tratamento odontológico, pois o esmalte, a dentina, os canais dos dentes e a gengiva se alteram significativamente tornando-se necessário o uso de técnicas especiais de tratamento.

 

Tratamentos de pacientes com necessidades especiais - alguns pacientes com necessidades especiais recebem atendimento diferenciado, desde aqueles que fazem o uso de medicação que possa interferir ou causar qualquer tipo de risco durante o tratamento dentário, até os pacientes com limitações mentais ou motoras.

 

Dr. André Cervantes é dentista, especialista em porcelanas, próteses e restaurações

 

Para saber mais, acesse: www.andrecervantes.odo.br

 

Fonte: Portal Minha Vida

0 comentários: