Spiga

Previna os sinais do envelhecimento a partir dos 25 anos, cremes contra rugas e cuidados para preservar a pele jovem por mais tempo.

Se você está esperando as primeiras rugas para começar a cuidar da pele, melhor mudar de idéia. Quando os sinais aparecem, fica muito mais difícil tratar, o ideal é começar a prevenção a partir dos 25 anos, quando surgem as primeiras linhas de expressão , afirma a esteticista Blanch Marie, dona do instituto que leva seu nome. Nessa fase, a limpeza e os cuidados com a hidratação precisam se tornar parte da sua rotina (e não apenas uma exceção para aqueles dias de vaidade em alta). Na entrevista a seguir, a especialista revela os detalhes da prevenção de rugas para cada idade, fala dos tratamentos que podem ser feitos no verão e alerta para as diferenças entre as peles branca e negra.

 

Os cuidados contra os sinais do tempo devem começar em que idade?

 

Os primeiros sinais de envelhecimento aparecem aos 25 anos. No entanto, eles podem ser suavizados, mantendo cuidados diários com a pele.

 

Pela manhã

 

1. Limpe a pele do rosto, do pescoço e do colo com um gel de limpeza ou demaquilante

 

2. Passe no rosto uma loção hidratante para peles secas e normais e loção adstringente para peles oleosas ou mistas

 

3. Aplique protetor solar em gel ou loção para peles oleosas e mistas e em creme para peles secas, em todas as áreas descobertas do corpo (rosto, pescoço, colo, mãos e braços).

 

À noite

 

1. Repita os passos 1 e 2, realizados de manhã

 

2. Aplique um creme nutritivo no rosto, pescoço e colo.

 

Uma vez por semana use um esfoliante e, mensalmente, agende uma limpeza de pele.

 

Atualmente, as mulheres envelhecem mais cedo?

 

Por causa da radiação dos raios solares a pele envelhece mais rapidamente. Vemos uma nítida diferença entre as áreas cobertas e preservadas do corpo em relação àquelas expostas ao sol. Por isso devemos sempre usar protetor solar. Outras situações podem acelerar o envelhecimento, como vento, calor, tabaco, má alimentação e estresse. Felizmente, temos ótimos produtos, de acordo com cada tipo de pele, que ajudam a combater as marcas do tempo.

 

Há algum risco em aplicar os cremes tradicionais numa pele mais jovem?

 

Na descrição dos cremes, há indicação da idade em que eles devem ser usados. Usar um creme para uma pele de 60 em uma de 20 anos é o mesmo que atirar uma bola de canhão para matar um pernilongo. Não há necessidade, os ativos são muito fortes e podem agredir a pele, em vez de tratá-la.

 

A pele negra é mais resistente aos sinais do tempo?

 

Por causa da maior quantidade de melanina, a pele negra tem maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas, também pela melanina, ela é mais sujeita a manchas, daí a necessidade diária de protetor solar. A pele negra está mais sujeita a melasmas, manchas no rosto, geralmente ligada à gravidez e radiação solar. Outra característica deste tipo de pele é a maior tendência à oleosidade, por isso maior propensão a acne e foliculite. Cremes sem óleo, de preferência em gel ou loção, ajudam a evitar o problema.

 

No dia-a-dia, que tipo de hidratante ajuda na prevenção das marcas do tempo?

 

O colágeno e a elastina, assim como a vascularização, diminuem com o tempo. Além disso, o envelhecimento de pele pode ser acelerado com a radiação solar, por isso é importante sempre o uso de protetor. O hidratante e outros tipos de cremes devem ser usados conforme a variação de pele e idade. O uso de produtos específicos evita o envelhecimento precoce.

 

As microcorrentes revertem o envelhecimento?

 

Um dos tratamentos mais conhecidos em clínicas de estética é realizado pelo equipamento de microcorrentes. Sem causar dor, ele pode ser realizado em todos os tipos de pele, em qualquer idade e em todas as épocas do ano, já que a pele não fica sensível ao sol. A técnica promove a melhoria do tônus muscular, da oxigenação local, a reorganização de fibras colágenas, reticulares e elásticas dentro dos tecidos, dando mais elasticidade, viço e brilho. Isso ocorre devido à formação de um campo bioelétrico natural que promove a revitalização celular. São necessárias no mínimo dez sessões, duas vezes por semana. Para potencializar o tratamento são utilizados produtos ionizáveis, que penetram na pele mais profundamente.

 

Fonte: Minha Vida

0 comentários: