Spiga

Promessas que a lipoaspiração não pode cumprir

A cirurgia pode modelar o seu corpo, mas não pode fazer milagres...

 

No rol das promessas de emagrecimento mais procuradas pela população estão chás medicinais, adesivos cutâneos, dietas da moda , pílulas que regulam o apetite, cirurgias de redução do estômago... Freqüentemente, a lipoaspiração também é procurada por pessoas que estão acima do peso. No entanto, é preciso esclarecer os reais benefícios que este procedimento proporciona. É comum encontrar pacientes que pensam em fazer uma lipoaspiração com o objetivo de perder peso. A cirurgia não é um método de emagrecimento.

 

A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos e de uma nova dieta.Esta regra só se aplica a pacientes adultos. Crianças, ainda que tenham acúmulo de gordura no corpo, a ponto de comprometer seu bem estar físico e psicológico, não devem se submeter à lipoaspiração. Já para os adolescentes, a lipoaspiração é mais aceita pelos médicos, contanto que o jovem operado não seja obeso.

 

Para esclarecer melhor, selecionei as dúvidas mais comuns sobre a lipoaspiração e a sua correta indicação terapêutica, desmistificando algumas promessas sobre o procedimento:

 

Estar acima do peso é um fator impeditivo para fazer uma lipoaspiração?

 

A partir de 10% a mais do peso ideal, os resultados da lipoaspiração não são tão satisfatórios. É importante entender que se trata de uma cirurgia de acerto de contornos e não deve ser encarada como um método para emagrecer. Há um limite de gordura que pode ser retirado. Exercício e dieta são os caminhos para quem precisa eliminar o excesso de peso. De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, não se pode passar de 7% do peso corporal do paciente na lipoaspiração úmida (com injeções de soluções líquidas) e 5% de retirada de gordura na lipoescultura a seco.

 

É possível fazer uma lipoaspiração estando bronzeada?

 

Sim, mas apenas se o paciente tomou todos os cuidados para garantir um bronzeado seguro e adequado, usando protetor solar e mantendo a pele bem hidratada. Se o paciente abusou do sol, sua pele ficará muito sensível para ser submetida a qualquer tipo de procedimento. A própria assepsia pode piorar a queimadura local, prejudicando o tratamento cirúrgico. Também há o risco de haver hipo ou hiperpigmentação no local da perfuração com as cânulas, já que há concentração de melanina na epiderme por causa do bronzeado.

 

Para pneuzinhos na barriga e nas costas, a lipoaspiração é a melhor solução?

 

De uma maneira geral, sim, mas a indicação cirúrgica só pode ser feita individualmente. A lipoaspiração é uma boa alternativa para eliminar gordura bem localizada, aquela que não é eliminada com dieta e exercícios. Um bom resultado depende também da pele do paciente, que precisa ter boa elasticidade e do peso relativamente adequado.

 

Quanto de gordura pode ser lipoaspirado?

 

Há um limite máximo de retirada de acordo com cada paciente. Mas, em geral, varia de 5 a 7% do peso corporal. O exagero pode debilitar o organismo porque junto com a gordura há também aspiração de sangue. É recomendável conversar com o cirurgião plástico, falando de suas expectativas e ouvindo a avaliação do profissional sobre o quanto pode ser removido do seu corpo.

 

Se eu fizer a lipoaspiração no fim de julho, já vou perceber os resultados definitivos em agosto?

 

Não. Apesar dos avanços técnicos que reduziram bastante o tempo de convalescença, os efeitos não são imediatos. O desaparecimento do inchaço e a reacomodação da pele podem demorar uns 30 dias. O resultado definitivo é percebido no período de seis meses a um ano após a lipoaspiração. Esse prazo depende também dos cuidados do paciente no pós-operatório e nos meses seguinte à cirurgia, como, por exemplo, seguir à risca uma dieta equilibrada e aderir à prática regular de exercícios.

 

A lipoaspiração elimina a flacidez da pele que sobrou?

 

Justamente por não eliminar a flacidez, esse procedimento deve ser realizado em pacientes que apresentem pele elástica e gordura localizada. Só nessas circunstâncias, após a retirada de gordura, a pele se retrai e se acomoda na região.

 

A lipoaspiração é uma cirurgia como outra qualquer?

 

Sim.Trata-se de um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por um cirurgião plástico, em local adequado, com todo suporte hospitalar necessário para enfrentar eventuais complicações, que podem acontecer em qualquer tipo de operação. "Minilipo", "Lipinho" ou "Lipo Light" são nomes que seduzem e podem até confundir quem quer melhorar o contorno corporal, mas tem medo de se submeter a uma cirurgia. Não considero apropriado mascarar o procedimento, lipoaspiração é sempre lipoaspiração, com os seus riscos e benefícios. A própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já divulgou alertas neste sentido, nos quais manifestava preocupação com o que chama de banalização das lipos de pequeno porte. O tema também foi debatido durante o IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, que aconteceu no início de março, em São Paulo.

 

Após a lipoaspiração, se eu voltar a engordar, os pneuzinhos podem se formar em pontos próximos do local da lipoaspiração?

 

Depende de quanto você engordar. A região lipoaspirada melhora o contorno corporal, por isso, se houver um aumento de peso, pequeno ou moderado, não ocorrerá perda do resultado. Por outro lado, se você ganhar muito peso, as células de gordura restantes começam a armazenar os excessos, uma vez que as células gordurosas aspiradas não voltam.

 

Como é que vou saber se o médico que fará a minha lipoaspiração é ou não um especialista em cirurgia plástica?

 

Basta você consultar o site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br). O website oferece informações sobre os cirurgiões pertencentes à sociedade.

 

Ruben Penteado é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e diretor do Centro de Medicina Integrada.

 

Fonte: Minha Vida

0 comentários: