Spiga

Risoterapia ensina a melhorar saúde e qualidade de vida

A risoterapia se desenvolveu nos últimos 30 anos, embora o uso da risada para efeitos benéficos acontece "desde que o ser humano existe". "Na Antigüidade, em templos na China, Índia, Japão, havia sessões inteiras dedicadas ao ato de rir, porque o riso tem a característica de 'desligar' as pessoas, colocar a mente em branco, uma das condições da meditação", afirma o humorista Menahem Belilty, também fundador do grupo musical venezuelano Alpargata Cantorum.

 

"Quando você ri, não consegue pensar, é impossível pensar e rir ao mesmo tempo. Você pensa para entender uma brincadeira, mas, quando está na explosão do riso, sua mente fica em branco, se desliga o cabo", destaca.O humorista e autodenominado "risólogo" já se dedica há uma década à risoterapia, e levou seus exercícios a pessoas de todas as idades e condições, assim como a funcionários de empresas, porque, segundo ele, a risoterapia é para todo mundo, não dependendo de raça nem posição social. "A idéia é que todo mundo possa ir a uma atividade e desfrutá-la", acrescenta.

 

Belilty desenvolveu estas técnicas em dezenas de empresas, e destaca que, com os colegas de trabalho, se compartilha diariamente "preocupações e estresse". Com práticas de risoterapia, ao contrário, são compartilhadas "brincadeiras, diversão e alegrias", e com isso o indivíduo começa "a ver o colega de trabalho de uma maneira diferente", porque, com a risada, "se transforma em uma criança". Além disso, os trabalhadores mostram empatia com seus chefes, de quem começam a ver "sua parte humana".

 

Um dos primeiros a utilizar o riso para se curar foi Norman Cousins, "um executivo americano no qual foi diagnosticada uma doença que causava dores terríveis", explica Menahem Belilty, autor do livro "Risoterapia, cure-se com risadas" (em tradução livre).

 

Após ver vários filmes de comédia de "O Gordo e o Magro" e dos irmãos Marx, ele se deu conta de que, "para cada dez minutos de risadas, conseguia eliminar a dor por duas horas", e assim se curou, segundo o humorista. Belilty afirma que "o riso ajuda a curar muito mais rápido qualquer doença".

 

Mas não é preciso estar doente para fazer risoterapia. De fato, o humorista recomenda fazê-la "para não ficar doente". Foi o que fizeram professores como Luis Álvarez, da Universidade Simón Bolívar, de Caracas, e Henry Araújo, que dá aulas de física em uma escola da capital venezuelana.

 

"É interessante que através do riso você possa curar seu corpo, porque muita da informação que seu corpo tem para ficar doente vem do fato de você não se divertir", disse Álvarez à Agência EFE. Ele utiliza essa técnica em algumas de suas práticas docentes.

 

Já Araújo levou a risoterapia a outros professores e a alguns presos venezuelanos, que se mostraram "muito satisfeitos" com a experiência. Ambos participaram junto com cerca de 20 pessoas de uma sessão de risoterapia em Caracas, na qual pessoas de todas as idades aprenderam a rir para melhorar sua saúde e serem mais felizes.

 

A risoterapia também pode ser praticada individualmente, bastando para isso ficar na frente do espelho e tentar rir com diferentes vogais. "Primeiro é preciso uma risada simulada, que no final acaba sendo uma risada estimulada. Você mesmo cria sua própria risada", uma coisa que produz efeitos como "o aumento no nível de endorfinas" do organismo, ressalta Belilty.

 

Diante das críticas de que a risoterapia serve "para evitar a realidade", o "risólogo" assegura que serve mais para "enfrentar essa realidade", com os benefícios do riso, entre os quais está a melhora dos sistemas imunológico, endócrino e digestivo. "Os chineses dizem que não há problema sem solução, e se não tem solução, porque se preocupar?", diz Belilty em suas conversas, antes que os presentes, com a ajuda de bolas de encher e músicas, deixem suas preocupações para trás e voltem a rir como crianças.

 

Fonte: Yahoo

0 comentários: