Spiga

Acupuntura é melhor do que aspirina contra dores de cabeça, diz estudo

A acupuntura, tradicional terapia chinesa com agulhas, funciona melhor do que medicamentos analgésicos, como a aspirina, para reduzir a severidade e a freqüência de dores de cabeça crônicas, segundo estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

 

De acordo com os especialistas, “a acupuntura está se tornando uma opção favorável para uma variedade de propósitos, que vão desde melhorar a fertilidade à redução da dor pós-operatória, porque as pessoas experimentam significativamente menos efeitos colaterais e ela pode ser uma opção menos cara do que as outras”, disse o pesquisador Tong Joo Gan, líder do estudo.

 

Avaliando, a partir de 32 estudos, dados de cerca de 4 mil pacientes com enxaqueca, cefaléia tensional e outras formas de dor de cabeça crônica, os pesquisadores descobriram que, enquanto 62% dos pacientes tratados com acupuntura apresentaram alívio, apenas 45% daqueles que tomaram medicamentos tiveram essa melhora.

 

Além disso, a acupuntura verdadeira se mostrou mais eficaz também do que a falsa (cujas agulhas são colocadas em pontos não terapêuticos), mostrando que o alívio não acontece por efeito placebo. Cerca de 53% daqueles submetidos à técnica verdadeira tiveram melhoras, contra apenas 45% daqueles que fizeram a “falsa” acupuntura.

 

Os resultados mostraram que eram necessárias cinco ou seis sessões para os pacientes conseguirem algum alivio. “A análise reforça que a acupuntura é uma fonte bem sucedida de alívio para dores de cabeça crônicas”, concluíram os pesquisadores.

 

Fonte: Anaesthesia and Analgesia. 2008

 

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

0 comentários: