Spiga

Os benefícios de consumir o abacate

Apesar de todo mundo dizer que ele é engordativo, o abacate pode ser consumido, sim, pois faz muito bem para a saúde (inclusive quem está de dieta)

 

Rico em calorias por ter alta taxa de gordura o abacate é, porém, cortado na lista dos alimentos saudáveis, mas não deve ser proibido pois traz vários benefícios à saúde. A regra da moderação, mais uma vez, está valendo. O abacate fornece energia, combate o colesterol, ajuda na digestão e é saboroso. Colocar aquela colherada de açúcar e devorar o verdinho, nem pensar. Existem maneiras de consumir a fruta que fazem bem à saúde, sem engordar. "Não precisa comer meio abacate sozinho", previne a nutricionista Bruna Dinalli, da Biodiet, São Paulo. "Se for fazer uma vitamina, use leite desnatado e adoçante. É uma forma de não somar mais calorias a esse alimento", aconselha.

 

A composição do abacate vai para o pódio. "Essa fruta contém quantidades significativas de vitaminas, fibras e ácido oléico", descreve Bruna. O ácido oléico é aquele encontrado no azeite (graxo monoinsaturado), conhecido como a gordura boa, que é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL, além de ser anticoagulante. "As gorduras saturadas (que o abacate não possui) são fatores de risco para doenças arteriais coronarianas e, por isso, devem ter o consumo controlado", alerta ela.

 

A nutricionista Adriana Kobayashi da Equilibrium Consultoria e Nutrição de São Paulo avisa que, se uma pessoa conseguir substituir uma parte das gorduras de carnes vermelhas pela do abacate, duas ou três vezes por semana, será um progresso. "Mas não adianta comer um monte de frituras e achar que o abacate vai resolver tudo", avisa. Uma boa dica é amassar o abacate e acrescentar limão e adoçante. Falando nisso: adicionar limão ao abacate não reduz a quantidade de gorduras da fruta, isso é pura lenda. "A vantagem de pingar limão, além de valorizar o sabor, é o consumo da vitamina C, presente nesta fruta e excelente para o organismo", acrescenta Adriana.

 

Bom para todo mundo

 

Bruna sugere 3 colheres (sopa) de abacate, duas vezes por semana, no máximo. Para quem está em dieta, a quantidade semanal deve ser reduzida a uma vez, adequada ao cardápio seguido. Facilmente assimilado pelo organismo, o abacate é indicado para pessoas com problemas digestivos, problemas estomacais ou fraqueza de modo geral. "Ninguém precisa deixar de lado o abacate", diz Adriana.

 

O abacate traz grandes benefícios. Veja quais são eles:

 

1. Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

 

2. Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros.

 

3. Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

 

4. Não altera o colesterol bom no organismo (HDL). "Estudos realizados no México e no Brasil comprovam que ele é auxiliar no ataque a diabetes, pois não interfere no índice glicêmico dos pacientes. O abacate é recomendado por não ter tanta frutose, como o abacaxi e a uva, por exemplo", relata Bruna.

 

5. O abacate também é uma fruta eficiente nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto.

 

Fonte: Portal iTodas

10 comentários:

  truta

15 de outubro de 2009 às 21:59

como abacate com limão duas vezes por semana e faço musculação alem de uma alimentação balanciada.isso me trará benefícios?

  Fernando J. Cordeiro

9 de maio de 2010 às 16:25

Não leu a matéria TRUTA ?

  augusto

21 de fevereiro de 2011 às 22:40

o abacate é bom pro pênis??

  Unknown

12 de março de 2011 às 16:15

gostaria de saber se o abacate ajuda no tratamento da anemia e como consumir se ajudar .

  Flavia

17 de janeiro de 2012 às 15:27

bom pro penis? ue tipo de pergunta é essa? Me poupe!!!!

  dasia

6 de maio de 2012 às 10:34

Se não é bom para o pênis, é bom pra caralho...

  TELHAS

15 de julho de 2012 às 22:20

Ô Augusto, se não te servir para o pênis, passa bastanta no teu ânus que vai melhorar muito a tua coceira nêle

  PICÃO

25 de julho de 2012 às 15:01

sou um cara muito seguro,bom eu acho q serve sim para o pênis sim,o meu aumentou 10cm de tamanho,antes ele nedia 15cm agora 25cm,bom meto muito e machuco gostoso as piriguetes. ass:PICÃO.

  PICÃO

25 de julho de 2012 às 15:09

A MULHER Q ESTIVER DISPOSTA A FODER GOSTOSO E COM MUITA PEGADA E SÓ ME LIGAR,DEIXE SEU TEL NO MEU E-MAIL,Q TEREI O MAIOR PRAZER EM CONHECE LA. (para fazermos aquele sexo animal).

  PICÃO

25 de julho de 2012 às 15:17

desculpe me mulheres,meu e-mail é,marcelolourenco.vig@gmail.com deixem seus tels,sou um homem gostoso e bonito tambem,tudo de bom.