Spiga

Abacate desmistificado

A fruta, conhecida por ser calórica, traz muitos benefícios para a saúde e ainda ajuda a controlar o peso.

 

Com certeza você já ouviu a sua avó dizer que não podia comer abacate porque tinha muita gordura e, por isso, poderia aumentar o colesterol. Mas a novidade é que pesquisas recentes apontam que essa fruta, diferentemente do que se pensava, além de aumentar o nível do colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL), é um aliado da perda de peso saudável.

 

“O abacate diminui os níveis de LDL e ajuda a normalizar a glicose, o que previne a resistência à insulina. Uma dieta saudável aliada a exercícios físicos deve fazer parte desta rotina”, acredita a nutricionista Mariana Escobar. Mas como isso é possível, se o abacate é uma fruta tão calórica?

 

É por causa do alto teor calórico que os mais velhos se enganavam. A gordura encontrada nessa fruta, a monoinsaturada, é a mesma encontrada no azeite de oliva, de qualidade. Então, ela não faz mal à saúde se consumida em porção moderadas, mesmo porque conta com outros nutrientes importantes, como ácidos graxos, vitamina E, carotenóides e vitamina C.

 

O consumo do abacate auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. Devido ao fato de nosso organismo demorar mais para digerir a gordura, quando comemos o abacate, ficamos com uma sensação de saciedade prolongada, o que diminui o apetite.

 

Para a nutricionista Aline de Sousa Castro, “não podemos comer abacate em grande quantidade, pois ele tem um alto valor calórico e, se exagerarmos na ingestão, acaba atrapalhando a dieta. Com o abacate acontece o mesmo processo das fibras, uma vez que o bolo alimentar fica retido no estômago. Como ele é um alimento oleaginoso, também ajuda a diminuir a saciedade. Porém, o ideal é consumir de uma a três colheres de sopa”, explicou.

 

Outros benefícios

 

Mais alguns benefícios para o nosso corpo podem ser destacados com o consumo do abacate. Por ser rico em vitaminas, antioxidantes e antiinflamatórios, ele ajuda a prevenir doenças de pele, estimula a proteção do organismo e pode prevenir até mesmo a celulite. “É um potente antioxidante, que auxilia no combate ao envelhecimento precoce. Previne também cardiopatias e não possui contra-indicações, desde que se faça um consumo moderado”, garantiu Mariana.

 

É muito comum a adição de açúcar, limão, leite condensado ou creme de leite para o consumo do alimento, mas a nutricionista Mariana informa que “podemos consumir o abacate com limão, para adicionar mais vitamina C em nossa preparação. O que devemos evitar é o açúcar, leite condensado e esses acompanhamentos não muito saudáveis, pois isso é o que engorda e ocasiona os problemas de saúde”, falou.

 

Uma boa dica de consumo dessa fruta é fatiar e colocar em salada. “Pode acrescentar limão para quebrar um pouco do amargo. Como é oleaginoso, pode entrar na dieta como um substituto da avelã e das nozes, que são mais caras e possuem os mesmos valores nutricionais”, concluiu Aline.

 

Fonte: eYoga

0 comentários: