Spiga

Piercing: complicações da língua ao coração

O uso de piercing na língua já é bastante popular, principalmente entre os jovens que acabam de completar 18 anos e dispensam autorização dos pais para colocar a jóia de aço cirúrgico, ouro ou prata. De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da clínica Smiling Dental Care, o acessório não oferece tantos riscos quanto o procedimento. "O piercing oral expõe o jovem a riscos desnecessários. Como a boca é rica em bactérias, há sempre a possibilidade de infecção, chegando inclusive a comprometer a saúde do coração ou ainda progredir para uma septicemia (infecção generalizada)".

 

O especialista diz que as complicações menos graves estão relacionadas ao comprometimento dos movimentos da língua e à perda parcial do paladar, além de deixar a pessoa mais vulnerável à gengivite e ao deslocamento dentário. "A colocação da jóia é rápida, mas o tempo de recuperação pode se estender para mais de um mês. Esse é o período crítico, quando a língua inclusive pode inchar tanto, a ponto de dificultar a respiração do paciente".

 

Hepatite

 

Estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos revela que, dependendo da higienização dos instrumentos, da agulha e até do algodão utilizado, a colocação do piercing também pode transmitir hepatite tipo B e C.

 

"Para quem insiste em seguir essa moda, é melhor escolher um lugar confiável, limpo e bem recomendado. Depois do procedimento, é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições. Bochechos com bastante água devem ser feitos pelos menos três vezes ao dia, a fim de impedir o acúmulo de bactérias na boca. Soluções bactericidas também podem ser utilizadas, desde que prescritas por um dentista", diz Rezende.

 

Fonte: Yahoo

1 comentários:

  Brasil Empreende

30 de setembro de 2009 21:52

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: “Chiclete: Um novo ponto de vista!!!” Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.