Spiga

Cigarro: um adeus possível

Baseando-se na sua experiência como ex-fumante e no conhecimento na área da psicologia, o psicoterapeuta Flávio Gikovate mostra no livro Cigarro: Um Adeus Possível, agora em quarta edição, que a dependência do cigarro é tão terrível quanto a que decorre do uso de drogas ilícitas.

 

Embora nas últimas décadas os malefícios do fumo tenham sido comprovados cientificamente, são poucos os que conseguem largar o vício com facilidade. E os que, a custa de muito sacrifício, conseguem fazê-lo vêem-se a todo momento na iminência de voltar a fumar.

 

Muito mais que adição química, o cigarro provoca dependência psicológica. A pessoa que fuma, ao ver-se sem seu "companheiro", não sabe como agir, onde colocar as mãos, o que fazer com a boca. Sente falta do aconchego que o cigarro provoca, de seu efeito calmante ou estimulante.

 

"Qualquer tratamento para abandonar o vício impõe uma boa dose sofrimento. Por isso, é tão importante se conscientizar de que se trata de uma empreitada difícil, que requer muita determinação", explica o autor, médico psiquiatra formado pela USP em 1966.

 

Fissura

 

O maior problema na fase inicial do tratamento, segundo o psicoterapeuta, é a "fissura", relacionada à dependência química. "De tempos em tempos vem um desejo lancinante de pegar o cigarro e inspirar a fumaça bem profundamente. É fato que o desejo passa de forma espontânea quando não se inala a fumaça com nicotina, mas a impressão é a de que o desconforto só passa fumando um cigarro", diz Gikovate.

 

No livro, ele desvenda o ciclo de dependência em relação ao cigarro e mostra como é difícil parar de fumar. Porém, partindo de sua experiência pessoal e clínica, mostra que é possível largar o cigarro usando a racionalidade e o bom senso, por mais dolorido que seja o processo.

 

Não se tratam de dicas milagrosas. Ao contrário, o método proposto pelo psicoterapeuta exige muita força de vontade e o uso constante da razão. Porém, Gikovate mostra que é possível romper com a dependência desde que se esteja disposto a mergulhar nos verdadeiros motivos que levam alguém a viciar-se em qualquer objeto externo.

 

Destinada a fumantes e familiares e amigos de pessoas que fumam, a obra sem fazer julgamentos morais ou prometer resultados impossíveis oferece opções reais para quem quer deixar de fumar.

 

Fonte: Yahoo, MG Editores

0 comentários: