Spiga

É verdade que manipular o pescoço pode levar a um derrame?

A AFIRMAÇÃO: Manipular o pescoço pode levar a um derrame.

 

OS FATOS: Manipular o pescoço deveria aliviar a dor, não causá-la. Mas há alguns anos cientistas observaram um padrão estranho de pessoas que sofreram derrames logo após freqüentarem quiropráticos, especialmente para ajustar o pescoço.

 

A hipótese dos cientistas é que uma técnica quiroprática chamada de manipulação espinhal cervical, que envolve um giro forçado do pescoço, poderia danificar duas grandes artérias que vão através do pescoço até a parte posterior do cérebro. Derrames em pessoas antes dos 45 anos são relativamente raros, mas essas desconexões arteriais cervicais são uma das principais causas.

 

Estudos subseqüentes sugeriram essa relação. Um deles, em Stanford, que entrevistou 177 neurologistas, descobriu que 55 pacientes sofreram derrames após sessões no quiroprático. Outro estudo, publicado no jornal "Neurologist", afirmou que pacientes jovens de derrame têm cinco vezes mais tendência a terem tido ajustes no pescoço uma semana antes do derrame do que o grupo controle. O estudo estimou uma incidência de 1,3 casos para cada 100 mil pessoas até 45 anos que tratam de ajustes no pescoço.

 

No entanto, outros estudos deixam dúvidas. Um deles, publicado este ano, examinou 818 casos de derrame relacionados a dissecções arteriais na parte posterior do pescoço. Antes dos derrames, pacientes mais jovens que freqüentaram o quiroprático reclamaram mais de dor de cabeça e pescoço antes de recorrer ao quiroprático - sintomas que geralmente antecedem um derrame - sugerindo que eles tinham dissecções não-diagnosticadas e que recorreram aos quiropráticos para aliviar a dor, sem saber da iminência do derrame.

 

O VEREDICTO: A manipulação vigorosa do pescoço aparentemente apresenta um pequeno risco de rompimento arterial...

 

Fonte: Ciência e Saúde

0 comentários: