Spiga

Aposte no treino certo para seu perfil

Acertando nos exercícios, você nota os resultados em tempo recorde.

 

Se meia hora de exercícios, praticados três vezes por semana, fosse suficiente para obter diversos resultados, você deixaria o sedentarismo de lado e corria em busca de uma qualidade de vida melhor? Pode começar a suar a camisa então. O tempo e a regularidade são suficientes para notar melhoras no corpo em 45 dias, garante o gerente da unidade de Interlagos da academia Bio Ritmo, Júnior Brandão.

 

De acordo com o profissional, para abandonar o sedentarismo, a recomendação de periodicidade é justamente essa para os iniciantes. Uma pessoa que praticar qualquer tipo de atividade física de duas a três vezes por semana por, pelo menos, 30 minutos, já não é considerada sedentária, constata. Júnior ressalta que a regularidade dos exercícios, no entanto, é fundamental.

 

Mais um ponto importante para quem deseja se transformar em ex-sedentário e esbanjar dos benefícios é mesclar as modalidades praticadas. Assim, se puder aliar dois dias de caminhada com um de pedalada, você está no caminho certo. Respeite, porém, o seu próprio ritmo, aconselha Júnior.

 

Ainda segundo o profissional da Bio Ritmo, a prática moderada de exercícios dá tão certo que a academia investe em um programa voltado para quem não tem tempo de passar horas malhando. Chamado de Face to Face, a proposta do programa é estimular e acompanhar o aluno de perto, durante um mês e meio e, passado este período, provar os resultados. Uma avaliação física é feita logo no início e os profissionais da Bio passam a conhecer o perfil do aluno. A partir daí, os treinos de meia hora são montados e cinco consultas são agendadas. Na última, o aluno pode conferir as comparações de resultados, explica Júnior.

 

O gerente da filial de Interlagos diz que todas as melhoras sentidas no corpo são somadas como resultados. Como avaliamos todo o perfil do aluno, conseguimos notar avanços na flexibilidade, melhoras na disposição e no condicionamento físico, redução de medidas, emagrecimento , enumera. Júnior completa afirmando que os 45 dias são suficientes para que a pessoa note 85% dos resultados que terão a longo prazo.

 

Perfis diferentes, treinos específicos

 

Ficou animado com a garantia de resultados em tão pouco tempo? Pois razões não faltam mesmo. Para que a estratégia funcione, no entanto, é preciso focar a atenção nos seus objetivos. A avaliação física exigida por todas as academias serve de ponto de partida para definição do seu treino. Conforme explica Júnior Brandão, os treinos precisam ser montados com base na meta de cada aluno. Caso sua intenção seja praticar atividades físicas para dar uma mãozinha à dieta e perder os quilos extras, por exemplo, o professor esclarece que os exercícios aeróbios devem ser priorizados. Praticando alguma modalidade aeróbica, de 30 a 60 minutos, três vezes por semana, é o ideal, ensina.

 

A combinação de atividade aeróbia com musculação também é bem-vinda, se você quer emagrecer. Se o aluno não tiver disponibilidade de se exercitar todos os dias, pode continuar freqüentando a academia três vezes por semana. Basta dividir o tempo de treino entre as duas atividades, tranqüiliza Júnior. Já para quem pode passar mais tempo na academia, ele aconselha a intercalar as atividades entre os dias da semana.

 

Dá para se exercitar por 30 minutos de segunda a sexta. Em três dias, seguir a série de musculação e, nos outros dois, o treino aeróbio, exemplifica.

 

Enrijecer os músculos e definir a silhueta é a sua intenção? Então seus treinos devem ser compostos por exercícios resistidos e de condicionamento físico. A musculação pode ser feita em apenas três dias da semana. Mas precisa ser mesclada com atividades aeróbias. Pode ser antes, depois ou até mesmo durante as séries com pesos, fala sobre os treinos em circuito. Um treino circuitado atende perfeitamente as necessidades de quem quer definir os músculos e acabar com as gorduras localizadas completa.

 

Júnior afirma que os circuitos também são recomendados para quem quer aproveitar o tempo com eficiência. Em 45 minutos, dá para realizar um treino supereficiente . Porém, este tipo de treino exige que o praticante esteja habituado à pratica de exercícios.

 

Quando a idéia é mexer o corpo para melhorar a qualidade de vida de uma forma geral, Júnior orienta que a freqüência mínima é a mesma: três vezes por semana. O que muda é a intensidade dos exercícios, que pode ser mais leve. Se o desejo é dormir melhor, se sentir bem ou jogar os 45 minutos do futebol de final de semana, o praticante pode fazer um treino que exija apenas 60% do limite dele , destaca o profissional da Bio Ritmo.

 

Fonte: Minha Vida

0 comentários: