Spiga

Dicas para controlar alergia respiratória

Nariz escorrendo e olhos irritados por dentro e por fora. Esses são os sintomas mais comuns da alergia de primavera-verão, que deve seguir até março do próximo ano. Inversão térmica e polinização das árvores são os principais fatores desencadeadores da crise alérgica, que costuma ser mais agressiva entre outubro e dezembro.

 

De acordo com o Dr. João Geraldo Simões Houly, chefe da Clínica Médica do Hospital Santa Paula (SP), além da alternância entre dias com baixíssima umidade do ar e chuvosos, é importante prestar atenção aos sintomas. "As alergias respiratórias são bastante comuns, mas muito incômodas. Pessoas com reações alérgicas mais intensas se sentem tão incomodadas que acabam comprometendo suas tarefas diárias, sejam estudantis ou profissionais. O nariz escorre constantemente e coça. Os olhos ficam irritados e lacrimejam", descreve os sintomas.

 

Sinusite

 

Houly faz um alerta: "É importante prestar atenção nas reações do organismo para descartar outras doenças respiratórias. Resfriados que se prolongam por mais de uma semana, presença de secreções esverdeadas, tosse persistente e reclamações constantes de dor de cabeça podem levar ao diagnóstico e sinusite".

 

Outro sintoma da sinusite é que ela costuma prejudicar a respiração noturna, levando a pessoa a dormir de boca aberta, desenceadando dor de garganta.

 

O especialista aponta sete importantes dicas para controlar as crises alérgicas:

 

1) Nos dias mais quentes, lave cobertores e edredons, guardando em seguida no armário o que não for utilizar durante o período;

 

2) Aproveite o calor também para limpar, enrolar e guardar todos os tapetes da casa, já que são fonte permanente de poeira e ácaros;

 

3) Em ambientes acarpetados é necessário passar o aspirador de pó com freqüência, mantendo uma rotina de limpeza diária da casa para evitar o acúmulo de pó;

 

4) Evite manter o lixo – ainda que em pequena quantidade – dentro de casa;

 

5) Quando o ar estiver 'seco', utilize um umidificador de ambientes ou substitua o aparelho por bacias com água em todos os dormitórios durante a noite. Isso melhora a respiração e garante um sono mais tranqüilo;

 

6) Nunca coloque plantas naturais nos quartos;

 

7) Utilize máscara e luvas de borracha durante a limpeza pesada. O contato com as substâncias químicas dos produtos de limpeza podem agravar a alergia.

 

Fonte: Yahoo

Cigarro deve causar 10% das mortes no mundo em 2030

As mortes relacionadas ao consumo de tabaco devem passar de 5,4 milhões em 2004 para 8,3 milhões em 2030 representando 10% das mortes no mundo, de acordo com as projeções feitas pela OMS.

 

Segundo o relatório, o tabagismo crescente em países de baixa e média renda deve levar ao aumento de mortes por doenças cardiovasculares, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e câncer.

 

O envelhecimento da população em países de baixa e média renda deve resultar em um aumento significativo de mortes relacionadas a causas não contagiosas nos próximos 25 anos estima-se que elas correspondam a três quartos de todas as mortes em 2030.

 

Uma das principais causas deverá ser o câncer o número de mortes, que foi de 7,4 milhões em 2004, deve chegar a 23,4 milhões em 2030.

 

O relatório prevê também que, nesse período, a mortalidade causada por doenças contagiosas, problemas perinatais e nutricionais caia. As mortes relacionadas ao HIV, por exemplo, devem subir de 2,2 milhões em 2008 para até 2,4 milhões em 2012 e, então, cair para 1,2 milhão em 2030. Esse cenário, porém, está condicionado ao fato de o acesso a drogas anti-retrovirais continuar a subir nas taxas atuais.

 

Fonte: Folha Online

Seu humor determina a sua saúde

Pesquisas mostram que mal-humorados têm mais chance de adoecer...

 

Vivemos em um mundo onde, tenho a certeza, cada um de nós conhece alguém que parece sempre urucado . Sabe aquela pessoa negativa, até um pouco triste, ansiosa e que puxa todas as boas emoções e as joga no lixo? Ou pior: troca - sempre aflita - pelo seu mau humor? Pois bem, para estas eu tenho novidades científicas, vindas de um texto muito bacana de Douglas Peternela, que fala que o nosso humor e estado de espírito têm um peso muito grande não só no clima que criamos ao nosso redor no trabalho, em casa ou entre amigos, como também na nossa própria saúde.

 

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, coordenado por Howard Friedman, constatou que a presença de emoções negativas constantes associadas à ansiedade duplica a propensão a uma extensa variedade de doenças.

 

Outra pesquisa foi realizada pela Associação Americana de Psiquiatria com um grupo de indivíduos que havia passado por experiências negativas, por longo período de tempo, expostos à fortes e tristes emoções (mulheres que haviam sofrido abuso sexual e veteranos de guerra).

 

Realizou-se, nestas pessoas, ressonância magnética cerebral, criando imagens tridimensionais do cérebro para estudo da área responsável pela memória, conhecida como hipocampo. Foi constatado que nos estudados esta área era significativamente menor quando comparada com outros indivíduos não expostos ao estresse.

 

A conclusão foi de que experiências vividas, marcantes ou constantes, podem alterar não só a bioquímica, mas a estrutura do cérebro. Mais especificamente: emoções negativas constantes afetam não só o funcionamento de seu cérebro, mas podem alterar até sua própria constituição. Portanto, se nos pautarmos na idéia de cada pensamento ser um acontecimento bioquímico, se for negativo, tem efeito instantâneo em cada célula, gerando ansiedade, depressão, fadiga.

 

Em contrapartida, se seus pensamentos são bons, se você decide adotar uma postura bem-humorada, otimista, seu corpo também responde, e o faz sentir-se bem mais saudável. Por essas razões é que a forma com a qual doentes encaram sua moléstia tem tanta importância no seu processo de recuperação. A cura tem também um lado psicológico. A vontade de se curar é uma boa aliada.

 

Então, passe a reparar mais naqueles que sempre estão de bem com a vida. Que não se entregam frente às dificuldades e escolhem reverter a situação com trabalho, com boa fé. Espelhe-se. Porque ficar o tempo todo mal-humorado ou triste pode deixá-lo doente. Tenha uma postura mais positiva para que você possa alcançar um estado mais pleno de serenidade, atento às oportunidades e aberto para o sucesso.

 

Dra. Glaucia Duarte é médica endocrinologista (CRM/SP 91952), doutorada em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Latino Americana de Tireóide e do ICCIDD (International Council for the Control of Iodine Deficiency).

 

Fonte: Minha Vida

Respiração dos bebês é arma contra a síndrome do pânico, diz psiquiatra

Respirar como um bebê pode ser a chave para lidar com a síndrome do pânico, transtorno de ansiedade caracterizado por crises de falta de ar, taquicardia e sensação de que se vai perder o controle, entre outros sintomas. De acordo com o psiquiatra Geraldo Possendoro, professor da disciplina de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das ferramentas que têm sido usadas com sucesso no controle das crises é a Respiração Diafragmática (RD).

 

Possendoro explica que a RD é a forma como respiramos ao nascer: ao inspirar, empurramos o abdômen para fora; ao expirar, encolhemos a barriga e há pouca ou nenhuma movimentação do tórax. O diafragma, músculo que sustenta os órgãos da parte superior do corpo, é quem rege o ciclo. A prática garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa. O problema é que, ao longo de nosso desenvolvimento, passamos a adotar a respiração peitoral, principalmente quando estamos ansiosos. E vários estudos mostram que os ataques de pânico podem ter relação com um desequilíbrio de gás carbono (CO²) na corrente sangüínea.

 

Em entrevista ao Ciência e Saúde, ele conta como a técnica, aliada a um programa de terapia cognitivo-comportamental, pode até substituir o uso de medicamentos nos casos leves e moderados de síndrome do pânico.

 

Ciência e Saúde - Os sintomas do pânico são iguais para todo mundo?

 

Possendoro - Os ataques de pânico têm como característica o surgimento súbito e imotivado. Na maioria das vezes, a crise aparece do nada. Em geral, tem-se falta de ar (o que, na verdade, é apenas um jeito de respirar diferente, utilizando mais a região do tórax), taquicardia, suor frio, sensação de formigamento ou perda de sensibilidade nas extremidades, percepção de vazio na mente, quase sempre interpretada como a sensação de estar enlouquecendo. A pessoa também pode sentir que não é ela mesma, o que chamamos de 'despersonalização'. Esses dois últimos sintomas são mais raros, mas basta que se verifiquem mais de quatro dos sintomas acima descritos para que se reconheça a crise. O pânico é um diagnóstico de exclusão, pois existem outras doenças que podem causar episódios com sinais semelhantes, como hipertiroidismo, anemia severa e insuficiência cardíaca leve, entre outras.

 

Ciência e Saúde - Quais são suas causas da síndrome?

 

Possendoro - Ainda não existem certezas, mas há uma teoria denominada Teoria da Desregulação do Sistema Anti-Sufocamento Inato. O cérebro está programado para nos defender de alguma situação que leve à obstrução de nossas vias aéreas. Assim, ele ativa a hiperventilação: respiração alta, curta e rápida, do tipo toráxica. Algumas pessoas teriam essa disfunção e esse sistema seria ativado, sem necessidade. O motivo? Variações na concentração de gás carbônico (CO²) no sangue. O cérebro "entende" que há um sufocamento que precisa ser controlado, ativa a respiração toráxica e a crise se instala.

 

Ciência e Saúde - Como é o tratamento convencional do pânico?

 

Possendoro - Realizado o diagnóstico da síndrome, o médico está autorizado a prescrever um remédio que aumente a disponibilidade de serotonina, substância que, entre outras funções, inibe uma das regiões do cérebro que controla a ansiedade e as crises. Porém, muitos estudos confirmam a eficácia da terapia cognitivo-comportamental, sem uso de medicação, nos casos leves a moderados (crises repetidas, mas que não impedem a pessoa de sair de casa).

 

Ciência e Saúde - Como funciona a técnica da respiração diafragmática?

 

Possendoro - Com quatro, cinco, seis sessões, o paciente, bem treinado, já está apto a interromper e reverter as crises de ansiedade. O médico deve ensinar o paciente a não usar os músculos intercostais superiores para respirar, passando a utilizar, predominantemente, o músculo diafragma. É preciso treinar por 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia. Quando ele ele consegue fazer isso, equilibra naturalmente o nível de CO² no sangue e a falsa interpretação do perigo é interrompida em seu cérebro.

 

Ciência e Saúde - A técnica deve ser combinada com outras modalidades de terapia?

 

Possendoro - Essa é uma das várias técnicas utilizadas num programa cognitivo-comportamental para tratamento da síndrome do pânico. Porém, para mim, ela é seguramente a mais importante para esse tipo de transtorno.

 

Ciência e Saúde - Há alguma contra-indicação?

 

Possendoro - Enfatizo a importância de se escolher profissionais habilitados, pois a prática da RD de forma inadequada por indivíduos com lesões cerebrais, epilepsia ou gestantes com tendência a convulsões pode desencadear uma crise. Aconselho avaliação médica prévia e rigorosa para evitar problemas. Também é importante ser supervisionado por um psiquiatra que monitore o paciente com um aparelho de biofeedback, instrumento de precisão que indica claramente se o paciente, a cada sessão, está conseguindo relaxar ao praticar a técnica.

 

Ciência e Saúde - A técnica vale também como prevenção?

 

Possendoro - Sim, toda pessoa que é muito ansiosa ou vivencia o estresse de forma constante pode se beneficiar da técnica, desde que procure profissionais qualificados. Na verdade, isso tem sido cada vez mais comum. Na terapia cognitivo-comportamental pode-se também avaliar se as formas de cada um enfrentar o estresse no dia-a-dia são disfuncionais ou não. Se forem identificadas disfunções, a pessoa aprenderá não só a RD, mas também outras técnicas para que possa adotar novas formas de sentir, pensar e se comportar que serão mais adequadas diante de eventos estressantes, o que melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo.

 

Fonte: Ciência e Saúde

High quality medical career

Desde os primórdios, quando os estudos foram descobertos e depois se aprimorando com o passar do tempo, a grande maioria dos estudantes buscava uma formação em medicina, por se tratar de uma profissão que salva vidas, rendia também muito dinheiro e um importante lugar na sociedade para aqueles que conseguiam formar-se em medicina (ultrasound tech school).

 

Atualmente a situação não mudou muito, as faculdades de medicina continuam sendo as mais concorridas, juntamente com outros cursos da área de saúde. Tornar-se um profissional de saúde não é fácil, é preciso estudar bastante e dedicar-se ao conhecimento. Normalmente as vagas para cursos em outras áreas de saúde são preenchidas por estudantes que antes tentaram sem sucesso cursar medicina (ultrasound tech training).

 

Agora imagine um lugar onde você poderá estudar todo o conteúdo do curso de medicina, adquirir a concentração necessária e todos os requisitos que um médico precisa ter para ser um bom profissional. Esse lugar é o melhor centro de treinamento para estudantes de medicina. Para saber maiores detalhes, visite o site e esclareça as dúvidas, logo você estará também salvando vidas (medical assisting).

 

Since the early days, when the studies were discovered and then improving with time, the vast majority of students seeking an education in medicine, as it is a profession that saves lives, too much money and rent an important place in society for those who managed to graduate in medicine (ultrasound tech school).

 

Today the situation has not changed much, the faculties of medicine remain the most compete, along with other courses in the area of health. Becoming a health care professional is not easy, you have to study hard and devote themselves to knowledge. Usually the vacancies for courses in other areas of health are filled by students who enroll before tried unsuccessfully medicine (ultrasound tech training).

 

Now imagine a place where you can study the full content of the course of medicine, acquire the necessary concentration and any requirements that a doctor need to be a good professional. This place is the best training center for medical students. To learn more details, visit the site and clarify any doubts, then you are also saving lives (medical assisting).

Transtornos psiquiátricos afetam 5 milhões de crianças, revela estudo

Pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), feita em todo País, revela de 5 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos têm sintomas de transtornos psiquiátricos. O levantamento, feito em parceria com o Ibope, entrevistou 2.002 mães de jovens. Os dados do estudo apontam que em 8,7% das crianças pesquisadas prevalecem sintomas de hiperatividade/desatenção. Em segundo lugar estão as dificuldades de aprendizagem, em 7,8%.

 

A pesquisa não detecta, no entanto, se as crianças efetivamente têm a doença, mas que têm sintomas importantes de determinado transtorno. O uso de álcool e drogas prevaleceu em 2,8% dos entrevistados pela pesquisa assustou os especialistas. "É um número altíssimo se levarmos em conta que não avaliamos só adolescentes, mas também crianças", afirma a psiquiatra infantil Tatiana Moya, da ABP.

 

Os sintomas dos transtornos psiquiátricos causam profundo sofrimento emocional nas crianças e adolescentes. Quanto aos pais, além de não conseguirem compreender o que está acontecendo, ainda podem interpretar de maneira errônea o comportamento dos filhos e até castigá-los.

 

"O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade muitas vezes é entendido como rebeldia", exemplifica a Tatiana. Os portadores desses transtornos acabam sendo rotulados como maus filhos. Famílias de crianças com transtorno desafiador opositivo passam por situações extremamente estressantes. "São aquelas crianças que de maneira sistemática e em tudo contrariam os pais. Se está calor e a mãe quer que ela vista blusa e saia, irá vestir blusa de manga e calça comprida. A oposição é tanta que muitas vezes não se consegue nem sair de casa com a criança."

 

Psicopata

 

Os especialistas afirmam que crianças com sintomas psiquiátricos não tratados podem se tornar adultos vulneráveis. Os que chegarem à idade adulta sem tratamento terão maior risco de abusar do uso de drogas e ter comportamento violento. "Crianças com depressão vêem o mundo de forma negativa. Um adulto que cresce dessa maneira vai ser inseguro e terá dificuldades, por exemplo, para lidar com as pressões de um emprego." No caso dos distúrbios de conduta, presente em 3,4% dos entrevistados, a psiquiatra explica que parte desses pode se tornar psicopata.

 

Fonte: Ciência e Saúde

Taxa de diabetes cresce mais de 90% nos EUA, alertam especialistas

As taxas de novos casos de diabetes tipo 2 aumentou em 90% desde o ano de 1997 nos Estados Unidos, segundo dados dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) publicados nesta semana. E, de acordo com os especialistas, os principais responsáveis por esse aumento foram a crescente obesidade e o sedentarismo.

 

Baseado em dados de 33 estados, o estudo indica que os novos casos diagnosticados aumentaram para 9,1 por mil pessoas anualmente no período entre 2005 e 2007, contra 4,8 por mil entre os anos de 1995 e 1997. E os estados do sul, região com maior porcentagem de obesos na população (27,3%), são aqueles que apresentam as maiores taxas de diabetes.

 

Segundo outro estudo, os riscos de diabetes podem ser reduzidos em 58%, em três anos, apenas com a perda de 5% a 10% do peso e com 30 minutos diários de atividade física moderada cinco dias na semana.

 

Fonte: Blog Boa Saúde

Conheça o console que revolucionou o modo de jogar video-game

O Nintendo Wii causou uma verdadeira revolução entre os consoles de vídeo game de última geração. Apresentou aos jogadores uma maneira totalmente nova de jogar que sai dos padrões de vídeo game utilizados até hoje. O seu inovador joystick transforma a jogabilidade e dá a sensação ao player de estar dentro do jogo, tamanha a interação.

 

Por essa e outras peculiaridades, esse fabuloso video-game tem conquistado fãs e admiradores em todo o mundo. A sua tecnologia de última geração, aliada a gráficos impressionantes e uma qualidade de som impecável, isso sem mensionar o inovador joystick, tornou o Nintendo Wii um dos consoles mais vendidos em todo o mundo.

 

Se você está pensando agora em como seria maravilhoso adquirir esse console e também experimentar essa nova sensação de entretenimento e prazer, saiba que você poderá encontrá-lo por um bom preço. Para isso, basta visitar a ShopWiki, fazer a comparação entre as melhores e mais confiáveis lojas que estão vendendo e escolher o preço mais acessível ao seu bolso. Aproveite o seu Nintendo Wii e divirta-se!