O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, causa dor de grande intensidade. Cerca de 10% da população apresenta ou já apresentou cálculo renal uma vez na vida e, em 50% dos casos, a doença é reincidente.
 
Segundo Dr. José Travassos, urologista, os episódios de cólica renal normalmente são abruptos e quase sempre acompanhados de náuseas e vômitos. “A dor freqüentemente ocorre na região lombar e se irradia para a região pélvica, vulva e ou testículos. A cor da urina pode ser alterada, ficando entre o vermelho e marrom escuro, seguida de dor para urinar”, ressalta.
 
Além disso, o médico lembra que a doença incide mais no sexo masculino que no feminino na proporção de três para um. Dr. Travassos afirma ainda que dentre as causas principais do cálculo renal estão a herança genética, associada aos hábitos do cotidiano, como baixa ingestão de líquidos e a alimentação. “Alimentos ricos em sódio, grãos, derivados do leite, chocolate devem ser ingeridos com moderação pelas pessoas que sofrem de cálculo renal”, reforça o urologista.
 
Muitas pessoas acometidas por cálculos renais não apresentam sintomas e só irão descobrir que são portadoras ao fazer exames radiológicos. Os cálculos renais são formados por cristais que se precipitam na presença de pH favorável.
 
Para a prevenção, Dr. Travassos sugere ingestão de água na quantidade de 2,5 litros por dia, além da redução da ingestão dos alimentos citados acima. Além disso, existem medicamentos específicos para o tratamento e prevenção da doença e, para isso, exames de rotina provam ser aliados fundamentais da saúde e do bem-estar de qualquer pessoa.
 
Fonte: Sentir Bem
0 comentários:
Postar um comentário